segunda-feira, 21 de maio de 2007

Candidatura Cidadãos por Lisboa é hoje entregue no Tribunal

Hoje às 15.00 entregamos no Tribunal Cível da Comarca de Lisboa a candidatura Cidadãos por Lisboa, subscrita por 5546 assinaturas de eleitores lisboetas, um número claramente superior aos 4000 exigidos por lei. É uma grande vitória da cidadania e uma resposta a todas as tentativas de dificultar o aparecimento de uma candidatura independente, sem amarras partidárias e que tem as pessoas como prioridade. A apresentação pública da lista de candidatos terá lugar amanhã às 16.00.

A lista será entregue por Helena Roseta, a primeira candidata da lista Cidadãos por Lisboa, que será acompanhada no acto pelo mandatário da lista, o professor Galopim de Carvalho, um dos mais populares cientistas portugueses e um cidadão exemplar de Lisboa, e pelo mandatário financeiro, José Pedro Salema, economista.

34 comentários:

Anónimo disse...

venham mas é as propostas, já chega de auto-elogio!

Anónimo disse...

Parabens Arqtª. Helena Roseta

Eu como cidadão revejo-me na sua candidatura, considero necessário a intervenção civica pois basta de confusão.
Continue. Vença as eleições.

Anónimo disse...

POR TODOS !
Assim será o lema desta candidatura, tenho a certeza.

INCLUSÃO !
CIDADANIA !
PARTICIPAÇÃO !

"Sem partirmos, nunca lá chegaremos".....
E o barco já vai de saída !

Esta candidatura vai GANHAR !

Anónimo disse...

LISBOA já necesitava de uma candidatura de cidadãos.
Precisamos de ideias para a cidade, para os cidadãos.
Força "Cidadãos por Lisboa"

Anónimo disse...

O Lema:
INCLUSÂO!
CIDADANIA!
PARTICIPAÇÂO!

e não se esqueçam...

INDEPENDÊNCIA!!!!

Anónimo disse...

1 - Se H.Roseta resistir a qualquer associação com o PC e com o BE, terá muitos lisboetas a votar nela!


2 e 3 por João Gonçalves em http://portugaldospequeninos.blogspot.com/, em 19.5.07:

2 - "Helena Roseta precisa libertar-se da canga da Ordem profissional que dirige. Basta-lhe por os olhos nesse "modelo" arquitectónico que é o senhor candidato a vice-presidente da CML na lista do dr. Costa, Manuel Salgado. Por que é que ele e Carrilho se desentenderam em 2005? O que é que Salgado pretendia e que Carrilho não estava disposto a dar e a que Costa, pelos vistos, é indiferente? Em suma, o que é que o Salgado tem?"

3 - "A Mandarim (do Gov. Civil de Lix) ..., como se costuma dizer, anda a pedi-las. Recorde-se que, institucional e legalmente, é ela quem marca as eleições em Lisboa. É uma "cidadã" como eu ou como os sem-abrigo que dormem debaixo do parapeito do seu governo civil e das colunas do vizinho São Carlos ? É, só que nem eu nem os sem-abrigo temos poder para marcar eleições autárquicas, passar revista aos bombeiros e proibir manifestações. "Adelaide Rocha, que assistiu ontem à apresentação da lista de candidatura de António Costa "como cidadã", desvalorizou também as críticas de outros candidatos que consideram 15 de Julho uma data propensa a maior abstenção. "As eleições são marcadas quando têm que ser marcadas." Foi com esta frase alarve e denunciadora da tiranete que a senhora é, que Adelaide justificou duas coisas. A primeira, marcar uma data que até incomoda o seu candidato. "É um dia como outro qualquer", disse a mandarim. Depois, ter falado de uma decisão institucional numa apresentação da mini-união nacional de Lisboa, a do dr. Costa e do poder. Este episódio vem complementar o do Tribunal Constitucinal em que este foi tratado por Sócrates como mais uma secção do partido onde se recruta pessoal para o governo. Foi assim que o PS autista de Guterres começou a borregar. Quando imaginou, num dia infeliz, que era dono disto. É assim que estes - os mesmos - começam a cair.

Anónimo disse...

Não percebo como há gente que se revê numa candidatura da qual nem sequer se conhece o programa. Será uma questão de fé? Temo que possa haver demasiadas ilusões...cá por mim, espero para ver. Estas adesões espontâneas cheiram-me a civismos tardios e revanchistas. Pode ser que me engane...Oxalá.

Anónimo disse...

pois, eu simpatizo com a srª arquitecta, mas não entro em actos de fé...
esperarei para ouvir propostas...
e espero-as boas! mas espero-as...

Anónimo disse...

CARO PAULO PIRES ,é verdade que ainda mal conhecemos o programa ,mas já conhecemos a política,a coragem ,a lucidez ,a sua mão esquerda de onde não sai milagre,mas há sempre qualquer coi sa de novo ,ou não somos eleitores há mais de trinta anos ,vá lá?
por outro lado já apresentaram os partidos alguma novidade ,eles que têm a vida mais facilitada do que os movimentos cívicos!Quantos políticos impolutos conhece neste país ,ora pense lá?Não entendeu o processo desde o início ,como eu? Ora pense Lá? cordialmente

Anónimo disse...

Onde vai ser a apresentação da lista?

Anónimo disse...

Assinei pela lista de Helena Roseta, mas espero agora que surjam propostas concretas e rápidas. De qualquer modo fico contente por ver uma candidatura independente de partidos. Espero para ver..

Anónimo disse...

O Sr. mandatário financeiro deve consultar a lei do financiamento das campanhas eleitorais. Parece-me que só há financiamento quando se concorre a mais de um orgão autárquico. Agora, em Lisboa só se pode concorrer a um. Como vai ser?

Anónimo disse...

Será interessante ver o Ministro Costa versus candidato Costa a propósito dos problemas que afectam os trabalhadores como os da CML. E que papel terão na campanha os boys do PS nas administrações das empresas municipais e dos serviços sociais da CML? Será que o candidato Costa vai andar com eles atrelado?

Anónimo disse...

O Sr. mandatário financeiro deve consultar a lei do financiamento das campanhas eleitorais. Parece-me que só há financiamento quando se concorre a mais de um orgão autárquico. Agora, em Lisboa só se pode concorrer a um. Como vai ser?

21 de Maio de 2007 15:38

Anónimo disse...

É sempre positivo ousar, é positivo inovar, é democrático intervir.
Chega de balburdia, chega de listas de "experts" que posteriormente dão origem a grandes buracos financeiros.
Queremos homens e mulheres de bem nas listas. Estamos fartos de empregados de partidos a passarem a lideres.
Queremos uma câmara para os cidadãos não para os partidos.
Queremos uma cidade vivida e que nos ajude a resolver as nossas questões de vivência urbana.
Enfim, quero uma cidade de gentes livres, gerida por pessoas normais e de bom senso e livres de compromissos de promoção na escala partidária

Anónimo disse...

O Paulo Pires está com um tom de provocação. Tranquilo, não tenhas medo dos lisboetas. Somos todos adultos e sabemos pensar pela nossa cabeça.
Se a Helena Roseta ganhar é porque gostamos dela e acreditamos nela, Não virá mal nenhum ao mundo.
Não me digas que já está tentado em votar na Helena. Experimenta que vais gostar. :)

Anónimo disse...

Caro anónimo: Claro que entendi o processo desde o inicio. Creio no entanto que de forma diferente da sua. Conheço bem o que dizem e o que fazem as pessoas para não alinhar sem ver, preto no branco, aquilo a que se propõem.... Sabe? Eu como muitos já fomos enganados...e cada vez tenho mais dificuldade em alinhar em peditórios.

Anónimo disse...

Ó Cristovão:
Ninguém ,mais do que eu, gostaria que a Arquitecta ganhasse. O que quero mesmo é ver programa e quem a acompanha. Porque as companhias são essenciais. Não acha?
Quanto ao resto tudo bem. Cada um pensa pela sua cabeça, diz bem. Eu penso pela minha!

Anónimo disse...

Basta de 'programas' para não cumprir.
Basta de 'promessas' para esqucer.
Começar por que Lisboa passe a ser uma cidade mais limpa. Com ruas e passeios de uma capital europeia, actualmente mais próxima de um qq país africano do terceiro mundo.
Com um diagnóstico um mês depois das eleições - "relatório de comando" da nova presidente da CML.
Perante a economia e finanças da cidade, um programa de recuperação. De Lisboa, capital do País.
Lisboa aos cidadãos.

Anónimo disse...

Caro Paulo!
Claro, estamos os dois em sintonia.
Todos saberão decidir.
Já somos dois a desejar que a Helena ganhe. Vai ser muito bom para todos. Até para os partidos.
Só não estava a perceber a tua urgência. Mas, tudo bem! Dentro em breve poderemos ter os dados todos e assim cada um escolherá segundo a sua consciência.
Já somos muitos a pensar que a nossa política precisa de ar fresco.
Vamos a ver se conseguimos desta vez.

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa de querer tomar as rédeas da CML no estado em que está.

Acredito que seja uma alternativa diferente e séria.

Aguardo com entusiasmo o programa. Só assim poderemos saber com que podemos contar.

Terá o meu apoio certamente.

Com os melhores cumprimentos,

Nuno Costa

Anónimo disse...

oh paulo a pires: quem não quer que as candidaturas tenham programa são os partidos, pois pressionam os movimentos para ter que arranjar assinaturas em seis dias e deixar o programa para depois. Belo programa "político" e constitucional o do PSD, PS e BE que sugeriram o dia 1 e que foi considerado ilegal...

Eu também não vi o programa do PS, do PSD, BE, etc, e esses tiveram tempo para o apresentar. Mas afinal de contas, será que interessa, será que os programas desses partidos serão muito diferentes uns dos outros, não dirão sempre a mesma coisa? No fundo competem por quem diz mais coisas e faz mais programas, mas não porque quem faz mais coisas e executa programas...

Anónimo disse...

Propostas maravilhosas estamos todos fartos... Muitas promessas mas depois é o que se sabe. O disco ps vira PSD, ou PSD vira PS está gasto e roufenho. Chegam lá e todos se juntam nos cambalachos...
A CML está minada.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Aqui deixo uma saudação muito especial ao Prof. Galopim de Carvalho, por quem tenho a maior estima.

Anónimo disse...

Tanta impaciência e tanta inquietação por não haver lista, por não haver programa.

Tende paciência Senhoras e Senhores. Hoje foi apresentada a candidatura, amanhã será feita a apresentação.

Saber esperar é uma virtude.

E sabem que mais, o que eu gostaria mesmo é que o programa - que é para dois anos, não se esqueçam - coubesse numa simples página de A4.

A nossa mensagem tem que ser simples e directa e com três objectivos bem claros:
Gerir bem a cidade;
Combater a corrupção;
Tornar Lisboa melhor.

Palavras leva-as o vento, o que perdura é a obra..

Anónimo disse...

Quanto ao financiamento...

Se não existir paciência.

Por isso comprem um mealheiro e comecem a juntar para no fim do mês, fazerem a vossa transferência para a conta do Movimento.

Evidentemente que isto é para aqueles que depois de lido o programa e revisto cada um dos nossos candidatos estiverem de acordo.

Os outros...bem os outros, os da cega profissão de fé, penso que já o fizeram, senão ainda vão muito a tempo,

Já agora podem contribuir não só os de Lisboa mas todos os outros também.

Ou seja de Lisboa às antípodas venham de lá essa ajuda.

Carminda Pinho disse...

Parabens a todos os que tornaram esta candidatura possível.
Parabens Helena pela escolha de Galopim de Carvalho para mandatário, pois é um cidadão exemplar acima de qualquer suspeita.
Agora é sempre em frente e trabalhar pois pode dizer-se que esta Candidatura já GANHOU.

Anónimo disse...

ESTÁ_SE DE FACTO A DAR MUITA IMPORTÂNCIA AO DESESESPERO DE PAULO PIRES,QUE AO QUE PARECE TEM A IDEIA DOS TAXISTAS DE QUE OS POLÌTCOS SEJAM ELES QUEM FOREM SÂO TODOS IGUAIS ! ORA EU NÃO PENSO ASSIM ,MAS ELE PODE PENSÁ_LO.AINDA HOJE SE SOUBE QUE O GOVERNO QUER CONSTRUIR UMA BASE ELECTrÓNICA DE TODOS OS GREVISTAS;E QUE UM PROFESSOR FOI SUSPENSO POR TER CONTADO UMA ANEDOTA AUM COLEGA SOBRE SÒCRATES,NUM EXERCíCIO PROVAVELMENTE DE MAIEUTICA.NÂO HÁ DE FACTO MEMóRIA HISTóRICA! E TUDO CALADO!O QUE ISSO DE PRETO NO BRANCO,CINZENTO TALVEZ! POR LISBOA E COM ROSETA NUMA CANDIDATURA EM QUE ACREDITO E CÀ ESTOU PARA VER JÀ QUE COMPROMETO .È ASSIM NÂO PODEMOS FAZER MELHOR ! CORDIALMENTE.

Anónimo disse...

Acho louvável esta candidatura, mas o candidato mais bem posicionado para repor Lisboa no bom caminho é o António Costa. E por isso, voto nele para Presidente da Cãmara. Já para a Assembleia Municipal voto na lista da Helena Roseta ;-)

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 23:10 de 21 de Maio,

Pois … bem se vê que não anda bem informado daí porventura a sua opção.

Então não sabe que vamos votar apenas para a Presidência e vereação da Câmara Municipal de Lisboa?

Que o António Costa tem um perfil arrogante e do quero, posso e mando, é certo. Mas acha que estas características é que voltarão a pôr Lisboa nos eixos?

O que os Lisboetas precisam é de uma força serena e dialogante, que decida com razão, tendo em conta os melhores interesses de Lisboa e dos lisboetas, sem pôr de lado o coração.

Mas você caro amigo é que sabe.

Anónimo disse...

Li os comentários que antecedem este, com alguma atenção.
A Srª Arquitecta Helena Roseta, deverá saber como conseguirá equilibrar as contas da CML. Todos os candidatos saberão encontrar resposta ao escândalo nacional que é a CML.
Ou será que quem vencer esta eleição e naõ conseguir o milagre finaceiro, ficará para o futuro, incólume como os outros que num passado bem recente por lá passaram. Tal como aquele génio autárquico P.S.Lopes e o Sr Carmona seu fiel servidor.
Acho que a justiça deveria obrigar a que tais edis se sentassem no tribunal e respondessem por dívidas acumuladas e outras coisinhas.....
Seja qual for o candidato, vamos ver o que vai dar.
Boa noite a todos e fé em ......qualquer coisa

Anónimo disse...

Parabéns pela recolha de assinaturas, estive a ler o blog e não gostei apenas de uma coisa, a acusação a quem pede propostas. Pena que os apoiantes de Roseta se comportem já como caciques partidários: Ai de quem Questione!!

Eu questiono: o Que propõe e com quem vai? É essencial para eu votar em Roseta e não pânico, que em pânico ando eu desde que PSD|PP estão na Câmara.

Meus sr's e srª's, a diferença em relação aos partidos faz-se pela LIBERDADE DE EXPRESSÃO e pelas PROPOSTAS, ou não concordam?

saudações democráticas,
António Bica

Anónimo disse...

O diálogo neste blog tem sido interessante porque há pelo menos duas perspectivas em cima da mesa com diferentes valorações: uma que privilegia o programa/propostas e uma outra os candidatos em si. Não querendo pôr em causa a importância do Programa, que tenho a certeza que vai ser bom como serão provavelmente todos, sou dos que valoriza mais o perfil dos candidatos. Recolhi assinaturas para esta campanha e voluntariei-me para a elaboração do Programa mas só hoje à tarde vou ter a certeza se voto em Helena Roseta. Os programas não são auto-executáveis! São pessoas que os executam! E neste caso não basta ser determinado, é necessário também ser-se sério para combater a corrupção e independente para não servir clientelas partidárias.
Infelizmente, por vezes, a memória dos portugueses é curta, porque a abertura que "António Costa autarca" mostra agora, contrasta com a concentração de poderes e consequente cercear de liberdades democráticas de "António Costa governante". Quem não está recordado do rasgar de promessas eleitorais deste Governo de António Costa, do clientelismo partidário, do afastamento das vozes críticas dentro do PS, de governantes que em qualquer país civilizado já estariam fora do Governo há muito por conduta política incorrecta? Ou o número dois do Governo era apenas uma mera figura decorativa?
Face à grave situação financeira em que a Câmara está, em muito por causa das centenas de pessoas e assessores colocados pelo PS e PSD, só com pessoas sérias, técnicamente competentes e independentes de Partidos e lobbies será possível recuperar Lisboa. Espero que Helena Roseta tenha tido a capacidade de escolher os melhores pois assim terá o meu voto. Uma coisa é certa, eu não tenho memória curta e por mais malabarismos que AC faça não me engana segunda vez!

Anónimo disse...

Todos Nós os Lisboetas (os de Gema porque por cá nasceram ou os que vivem e amam esta Cidade)estamos de parabéns. Em pouco tempo mostramos como "Querer é Poder". Façamos então mais pela nossa Cidade alem de ir votar no dia, que começamos a elencar as pequenas grandes coisas que necessitam de intervenção e que custam tão pouco.
A CML precisa definitivamente de ordem! Nunca vi a minha Cidade tão mal tratada. Empurrámos, durante anos, as pessoas para fora de portas, a minha Querida Baixa à noite está de fugir, o comércio está a fechar, os prédios a cair (apesar da manobra de diversão durante a fugaz presidencia mediática) e agora fazem um tunel que custou milhões, para trazer para a cidade, mais rapido os que estão fora e regulam os semáforos no interior da cidade de tal ordem que às 8h00 da manhã há "bicha" no interior da cidade !!! Conclusao : o tunel flui e foi uma obra notavel ! Mais uma vez os que moram na cidade e pagam as contribuições para sustentar os desvarios ficam "tramados" porque passam a ter bicha na porta de sua casa! O "nonsense" total = facilita-se a entrada da cidade , dificulta-se a vida aos que lá moram! só de doidos! Necessitamos URGENTEMENTE de um Presidente de Camara que goste da cidade e como tal se interesse por ela ! Estamos fartos de patos bravos !

Teresa