quinta-feira, 31 de maio de 2007

Convite para a inauguração da sede e do novo site

A todos os apoiantes e amigos, dirigimos um convite para aparecerem hoje à tarde, pelas 18.00, na nossa sede, na Rua das Portas de Santo Antão, nº 88 ( ao pé do Coliseu ). Vamos inaugurá-la, apresentar o nosso novo site e lançar a campanha "Dar voz ao cidadão". Gostávamos que vissem o resultado do trabalho de recuperação que levámos a cabo na sede, em menos de 15 dias! E esperamos a vossa visita no nosso novo endereço electrónico, que é o www.cidadaosporlisboa.org ( disponível a partir das 18.30 ).

31 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo site. Até logo.

Anónimo disse...

ESTA NOTÌCIA DO CM DE HOJE EXPLICA BEM AS LIGAÇÕES OEIRAS/LISBOA/MENDES/THEMUDO/LIPARI/PAULA TEIXEIRA CRUZ

A 30 de Abril de 2002, a EIA – Ensino, Investigação e Administração, empresa proprietária da Universidade Atlântica, emitiu um recibo de vencimento, por senhas de presença, para Luís Marques Mendes, presidente da Direcção da EIA desde 15 de Julho de 1999, no valor de 12 469 euros. Três semanas antes, a 5 de Abril, tomara posse o Governo de Durão Barroso, onde Marques Mendes era ministro dos Assuntos Parlamentares.
Ontem, o CM tentou falar com o actual presidente do PSD, mas Pedro Vinha da Costa, chefe de Gabinete de Marques Mendes, face à constatação de que o actual líder do PSD “não se lembra de nada e o que sabe é que está tudo bem”, remeteu explicações para Themudo Barata, na época vogal da EIA com o pelouro financeiro e director do Trabalho. Garante Themudo Barata que Marques Mendes “entregou a 5 ou 6 de Abril, já não sei precisar, a carta de renúncia ao mandato [de presidente da Direcção da EIA]” e, por conseguinte, a verba paga pela EIA, em 30 de Abril de 2002, diz respeito “aos primeiros três meses do ano”.

Face ao valor de 12 469 euros, referente a “três meses”, Themudo Barata frisa que, “de certeza absoluta que todos os pagamentos como senhas de presença entram no período de 15 de Julho de 1999 e início de Abril de 2002”. E dá mesmo o seu caso pessoal como exemplo: “Os pagamentos que me foram feitos são dessas datas.”

Ao que o CM apurou, a EIA terá pagado a Marques Mendes “em senhas de presença 2750 contos [13 750 euros], em 2000, e 3600 contos [18 mil euros], em 2001, (9000 euros em Julho e 9000 euros em Dezembro desse ano). A estes valores, acresce “992 contos em refeições e 360 contos em combustíveis, em 2000, dois mil contos em refeições e 260 contos em combustíveis, em 2001, e 4650 euros em almoços e 1800 euros em combustíveis, no primeiro trimestre de 2002”. E frisa-se que, “nos primeiros seis meses como presidente, Marques Mendes não recebeu nada da Universidade”.

Themudo Barata garante que “o que ele [Marques Mendes] recebeu diz respeito ao mandato todo”. E, assim sendo, significa que o montante auferido em 30 de Abril de 2002 “pode ter senhas de presença em atraso”.

Somadas as verbas pagas entre 2000 e o primeiro trimestre de 2002, como diz Themudo Barata, o actual presidente do PSD terá recebido um total 44 250 euros, o que dava uma média de 1340 euros por mês.

Face a esta aparente regularidade do pagamento de senhas de presença, o ex-vogal da EIA com o pelouro financeiro diz que “a regularidade corresponde à de reuniões”, conforme estabelece o código das sociedades anónimas. E garante que “não há lugar ao pagamento de descontos para a Segurança Social”, até porque as contas foram auditadas em todos os anos e não está sequer uma única ressalva relativamente às remunerações dos órgãos sociais”.

ESPECIALISTAS ESTÃO DIVIDIDOS NA ANÁLISE

Os especialistas dividem-se na questão de saber se as verbas recebidas por Marques Mendes a título de senhas de presença como presidente da direcção da EIA darão lugar ao pagamento de descontos para a Segurança Social. Saldanha Sanches, especialista em Direito Fiscal, admite que, tendo em conta que a lei pressupõe o pagamento de Segurança Social quando as senhas de presença sejam feitas com regularidade, “talvez configure um caso de abuso da legislação”, mas Bagão Félix, ex-ministro da Segurança Social, frisa que, como Marques Mendes já descontava para a Segurança Social como deputado, a legislação poderá dar-lhe isenção no pagamento dessa prestação social.

Precisando melhor a interpretação de uma eventual utilização abusiva das senhas de presença, Saldanha Sanches diz que essa poderá servir para “usar uma forma jurídica para reduzir o imposto a pagar”. Armando Marques, vice-presidente da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas considera que “tudo depende de como as senhas de presença foram aprovadas em assembleia geral”.

Armando Marques diz: “Se as senhas de presença forem pagas com regularidade, entram como parte do vencimento e isso é um ordenado encapotado, e a própria empresa tem de pagar descontos à Segurança Social”. Em síntese, frisa o vice-presidente da Câmara Oficial dos Técnicos de Contas, “teoricamente, tudo é possível dizer se isso é irregular só vendo a acta da assembleia geral”.

Bagão Félix diz que, como os administradores e gerentes são considerados trabalhadores independentes, Marques Mendes, por descontar já como deputado para a Segurança Social, estará isento do pagamento de descontos para a Segurança Social.

UNIVERSIDADE APOSTA NA SAÚDE

A Universidade Atlântica tem actualmente nove licenciaturas, sendo que a de Enfermagem faz parte da Escola Superior de Saúde Atlântica, uma aposta recente da instituição. As restantes licenciaturas são de Gestão, em áreas como Ambiente, Sistemas e Informação, Território e Urbanismo, Ambiente e do Território, Empresarial, Sistemas e Tecnologias de Informação. Em 1997, um ano após a entrada em funcionamento, a Universidade Atlântica criou a licenciatura de Gestão de Saúde. Também relacionada com a área da saúde, a instituição tem a licenciatura em Ciência da Nutrição. Em 2001, numa mudança estratégica, a Universidade cria a Escola Superior de Saúde Atlântica. Actualmente estão inscritos mais de mil alunos, repartidos pela Universidade e pela Escola Superior.

ATLÂNTICA TEM 16 ACCIONISTAS INSTITUCIONAIS

A Universidade Atlântica tem 16 accionistas institucionais. Na linha da frente encontra-se a Câmara Municipal de Oeiras com 41,31 por cento das acções. Segue-se a Fundação Berardo com 27,88 das acções, a Tedal – Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A. (10,94), a Caixa Investimentos (4,11), o Montepio Geral – Associação Mutualista (3,84), a Coba – Obras, Barragens e Planeamento, S.A. (3,34). Mais abaixo encontra-se ainda a Ensinus, S.A. (1,37), Ensigest, S.A. (1,37), Entreposto, S.A. (1,10), Fundação Marquês de Pombal (0,56), Banco Português de Investimento ( 0,55), Eduque, S.A. (0,27), Gradiva Publicações, S.A. (27), ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada – CRL (0,27), Gesparte, Lda (0,27) e a Manual – Estudos de Habitação, Urbanismo e Arquitectura, Lda (10%).

DATAS-CHAVE

1993 - Criação da EIA – Ensino, Investigação e Administração, entidade instituidora.

1996 - É aprovada a universidade e, em Outubro, começa a ministrar as primeiras licenciaturas.

2001 - Criação da Escola Superior de Saúde. Inicia-se a licenciatura em Enfermagem.

VENCIMENTO POR 'SENHAS DE PRESENÇA'

A EIA - Ensino, Investigação e Administração emitiu um “recibo de vencimento” por “senhas de presença” a Luís Marques Mendes no valor de 12 469 euros.

DINHEIRO PARA REFEIÇÕES E GASOLINA

A EIA terá pago a Marques Mendes 13 750 euros, em 2000, 18 mil euros, em 2001 12 469, em 2002. A estes valores acrescia dinheiro para refeições e combustível.

MÉDIA DE MENDES ERA 1340 EUROS POR MÊS

Somadas as verbas pagas, o actual presidente do PSD, Marques Mendes, terá recebido um total de 44 250 euros, o que dava uma média de 1340 euros por mês.

NOTAS

PRINCIPAL ACCIONISTA

A Câmara de Oeiras é a principal accionista da Universidade Atlântica. A autarquia detém 41,31 por cento das acções daquele estabelecimento de Ensino Superior.

FUNÇÕES ACUMULADAS

Marques Mendes foi presidente da Assembleia Municipal de Oeiras entre 1988 e 2005. A partir de 1999 acumulou estas funções com a de presidente da direcção da EIA.

FÁBRICA DA PÓLVORA

O campus da UATLA está situado na Antiga Fábrica da Pólvora de Barcarena, instalação com 500 anos cuja proprietária é a Câmara Municipal de Oeiras.
António Sérgio Azenha

Anónimo disse...

VAMOS CHAMAR AS COISAS PELOS NOMES:
BEM HAJA!

Anónimo disse...

VAMOS CHAMAR AS COISAS PELOS NOMES:
BEM HAJA!

a.pacheco disse...

Começo por dizer que vou votar Sá Fernandes, pelo excelente trabalho e pela coragem que demonstrou nestes dois anos em que foi vereador na Camara.

Mas não entendo a baixeza atingindo mesmo raias de calunia, que certos comentadores, têm utilizado contra a candidatura de Helena Roseta.

Julgo que todos aqueles que estão dispostos a lutar contra a decadência a que chegou a nossa Lisboa, são bem vindos.

A candidatura de Roseta terá os seus apoiantes, é uma mulher vertical, que já antes do 25 de Abril se empenhava em lutar civicamente.

Discordei dela sobretudo quando estava no PSD, discordo da forma como recusou a possibilidade de uma candidatura conjunta com o Sá Fernandes.

Mas reconheço-lhe pundonor e amor á sua cidade, e por isso deveria merecer mais respeito de quem a coberto do anonimato, só sabe caluniar.

Anónimo disse...

A calúnia tem um preço!vamos ver quem o vai pagar!AGORA ou DEPOIS !
BEM HAJA PELO COMENTÀRIO CIVILIZADO QUE FEZ! QUANTO á COLIGAÇAO SABERÀ COMO EU PORQUE TUDo ASSIM FOI.TAMBÈM APRECIO SÀ FERNANDES,mas opto por uma candidata que dialogue com outras organizaçoes e associaçoes fora dos ditames partidários!OS PARTIDOS DEIXAM POUCAS POSSIBILIDADES AOS CIDADAOS.

Anónimo disse...

Não deixa de ser interessante a preocupação de tantos em atacar o projecto "Cidadãos Por Lisboa".
Pois eu confesso-me: sou militante do Partido Socialista daqueles que aparecem também nos dias seguintes às derrotas e não apenas quando se celebram vitórias. Já fui autarca eleito pelo Partido Socialista, papel que desempenhei de forma desgastante mas com espírito de missão, sempre com grance ferocidade alicerçada pela maior convicção. Sou presidente da mesa da assembleia de militantes de uma secção do Partido Socialista. No dia 15 de Julho SEREI UM DOS MUITOS ELEITORES QUE VOTARÃO NA LISTA ENCABEÇADA POR HELENA ROSETA!

Anónimo disse...

Muitos Parabens pelo site. É a primeira candidata a querer ouvir os Lisboetas. Só essa atitude, já esta a mudar a maneira de fazer politica.

Unknown disse...

Boas, faz falta no novo site os RSS's para podermos acompanhar as noticias.

Anónimo disse...

Parabéns a todos pelo excelente trabalho.
Votarei sem dúvida em Helena Roseta.

Proponho que os comentadores e os serviços da candidatura troque a palavra inglesa "site" pela linda palavra portuguesa SÍTIO.

Promover o bom uso da nossa língua também é um acto de cidadania.

Anónimo disse...

Que tal no site, por uma janela onde se poderia ir ouvindo musicas, q nos fazem sentir Lisboa :) Amalia, Antonio Pinho Vargas, Mariza etc

Anónimo disse...

Eu não pude estar e tenho pena!
Ninguém é dono dos votos de ninguém é também assim que eu sinto e vejo,a partir daqui e com ROSETA fica clara esta evid~encia!
Está claro há mais política para além dos partidos políticos! Também mais lisura,mais incómodo,os lisboetas devem saber
que não estão a votar nos mesmos!

Anónimo disse...

Ò marcos francamente os gostos discutem-se! ESSA LISBOA DE OUTRAS ERAS!

Anónimo disse...

Lisboa de outras eras. Lisboa intemporal. Lisboa também dos amanhãs que cantam.

Lisboa do azul profundo envolta na luminosa e doirada poalha.

Lisboa que nos une.

Anónimo disse...

Viva Lisboa!

Viva a Helena Roseta!

Votemos que ela vai ganhar.

Anónimo disse...

QUE ROMANTISMO ESSE Ò MARCOS O AZUL PROFUNDO DO TEJO E A POALHA SÒ SE FOR DA POLUIÇAO.JÀ ALGUMA VEZ VIU LISBOA DE CACILHAS? POUPE_NOS!A LISBOA QUE TEMOS È A DO EÇA,COM TUDO O QUE HÀ DE PIOR, SE FIZERMOS TÀBUA RASA DO TEMPO HISTÒRICO.JÀ FEZ ALGUMA VIAGEM DE BARCO ATÈ AO BUGIO?

Anónimo disse...

Que website tão rasca, tão feio e tão pobrezinho.Nem assim a Roseta vai-se safar.
Pena os seus apoiantes virem ao blog dizer disparates do género "caluniar", "difamar",isso revela serem tendenciosos e terem mau perder.Esses sim, é que são baixos e reles.Mas, não adianta esforçarem-se, a vossa campanha nem começou e vai ser condenada ao fracasso.

Anónimo disse...

marta quelhas voce nao consegue ver as outras pessoas a terem sucesso, e a serem felizes, "Mas, não adianta esforçarem-se, a vossa campanha nem começou e vai ser condenada ao fracasso" O q é q voce ganha com estas frases? Vc pensa q nos vai mandar abaixo... ACORDE PARA A VIDA. Tente ser feliz :) Vai ver q nao é dificil.

Anónimo disse...

Coitados destes gajos da ROSETA MOVEMENT.Julgam-se predestinados para governar. Aprendam a governar as vossas casas primeiro, porque nem isso sabem. Vai ser uma felicidade ver-vos a chorar de raiva e de frustração quando perderem.

Anónimo disse...

Só disse esses nomes, porque sempre me fizeram lembrar Lisboa. Mas se nao gostam de Mariza, nem de Antonio Pinho Vargas, podem pedir para por outras musicas, q vos lembrem Lisboa. Quanto ao azul profundo do tejo, nao fui eu q fiz esses comentario. A Lisboa q temos, tem mts problemas, ninguem tem duvidas, mas a sua beleza ninguem lha tira.

Anónimo disse...

Vou pedir ao Sr.Costa para ver se faz um forum no site dele, eu sei q é dificil, mas vale a pena tentar. Pra ver se os ressabiados, vao pra lá dizer porcaria como "O Costa é Fixe". Eu nem vos mando irem chatear o Camoes, pq o poeta nao tem culpa desta gente ser tao mesquinha. Vcs sao mesmo previsiveis, nao sabem dizer uma ideia, depois é tentar mandar abaixo, pq nao tem mais armas para se defenderem. Usem a cabeça, pensem num projecto bom para Lisboa, nao sejam tao arrogantes, pq os Lisboetas nunca gostaram de gente arrogante, q o diga o Carrilho.

Anónimo disse...

Bem, eu não queria insultar ninguém, mas estes nabos que apoiam a "moralista" roseta não toleram que alguém discorde deles. Se ganhassem as eleições era assim que iam governar a cidade? sempre que alguém vos criticasse iam ser chamar essas pessoas de mesquinhas??? francamente,deu pra entender que Roseta tem fraca gente na sua candidatura e vai ser perigoso votar nestes esquerdistas renegados, e que ninguém quer saber deles para nada.

Anónimo disse...

Oh Rui Vargas!
Critique à vontade.
Mas sinceramente, chamar crítica a insultos e impropérios arrogantes de baixo nível. Por favor, abra os olhos.
Peça ao Costa para abrir um sítio para dizerem asneiras.
Os lisboetas vão gostar de vos ouvir.
Estão muito nervosos, porque será?
Aqui não se insulta, mas responde-se a provocadores sem um mínimo de argumentos.
Acha que chamar gaja à Helena Roseta é alguma crítica.
Eu penso que não. É apenas um insulto ao nível do vosso ministro do deserto.
Não perca tempo em passar por aqui a insultar.
Aqui estamos preocupados com lisboa.
Aqui não é um campo de futebol.
Pelas vossas reacções, percebemos que a candidatura da Helena Roseta está a ser um grande sucesso.
E não se enervem, vai crescer ainda mais.

Anónimo disse...

anonimo...nem coragem tens para te identificares...

Nenhum de vocês quer saber de Lisboa para nada.O que querem é ter tacho na câmara.

Não usem o nome de Lisboa em vão para atingir os vossos fins.

Que hipocrisia servir-se do nome de Lisboa para arranjar tacho.

Anónimo disse...

Ò MARTA Ò VARGAS!DIGAM QUALQUER COISA DE INTERESSANTE E NÂO PONHAM
NIMGUÈM A RIR DA VOSSA INGENUIDADE
E IMPREPARAÇAO PARA A VIDA! ADoLESCENTES! MARTA COMPREENDO QUE VOCÈ GOSTE SÒ DAS COISA BELAS,NÒS TAMBÈM. MAS FAÇA UMA CRÌTICA OU ANDOU NA UNIVERSIDADE INDEPENDENTE?

Anónimo disse...

MARCOS ;DESCULPE A SEGUNDA PARTE DO MEU TEXTO ,NÂO SE DIRIGE A SI ,DE FACTO ,MAS AO NEMO!AQUILO DA POALHA QUE È POLUIÇAO ....
ELE AGORA QUE O LEIA!

cordialmente

Anónimo disse...

Está a ser uma grande campanha!
Tenho falado com muita gente em Lisboa e a opinião é muito favorável a Helena Roseta.

Parabéns Helena, o povo de Lisboa está muito satisfeito com esta candidatura.

Faço votos que ganhe, será para o bem de todos.

Anónimo disse...

O sítio da candidatura está muito bom, muito bem feito, muito boa apresentação e muito original. Com propostas novas e grandes possibilidades de participação. Ponham mais vídeos e registos de entrevistas e comunicações. Os internautas gostam disso.

Anónimo disse...

Helena Roseta

Tenho seguido esta pré-campanha feita pelos candidatos pelos orgãos de comunicação social.
Contudo estranho que a SIC, o Publico entre outros orgãos de comunicação social não referenciem a sua pré-campanha, será por a SIC ter os irmãos Costa ? será que o Belmiro também não quer que se fale de si e de outros por serem incomodos ? Parabens á RPT que tem cumprido efectivamente um bom serviço publico. Afinal a TV do estado não está comandada pelo o Governo. Será que outros estão ( ex. SIC e Publico )?
Ponha o seu staff a verificar o tempode antena de cada campanha e verá a diferença.
Parabens ideias simples claras e objectivas, finalmente alguém que parece querer resolver os problemas dos Lisboetas.

JSR

Anónimo disse...

É verdade o que está dito no comentário anterior.
Está a ser escandaloso o silenciamento de uma campanha como esta. Uma campanha que apresenta propostas concretas e que está aberta a ouvir todos os cidadãos. Não exclui ninguém e traz ar fresco à nossa vida política.
O comportamento destes dois grupos de comunicação social é deveras preocupante para a democracia. Em relação à SIC é claro que o grupo Costa condiciona. O Ricardo é simplesmente o director de informação. Está tudo dito. Mas, em relação ao Belmiro .... estranho, a não ser que haja qualquer empreendimento para a Portela. "Pulmão verde" com umas torritas à volta. Será?
JC.

Anónimo disse...

Cara Helena Roseta,na expectativa de que venha a saber destas
ideias,aqui as expresso:
-a possiblidade de se estudar/evitar a entrada de carros em Lisboa com um só ocupante,na Alemanha por exemplo existe o sistema de carrinhas para o qual as pessoas telefonam e marcam lugar quer ocasionalmente quer mensalmente no caso de virem trabalhar. As pessoas são recolhidas em lugares estratégicos,metro paragens de autocarros,e usam o metro, o serviço é relativamente mais barato.Articular esta ideia com transportes públicos do outro lado da ponte para que os utentes possam escolher e organizar a sua vida ao entrar e sair da capitalBeneficiar de alguma forma quem opta por estes meios de forma a que muitas mais pessoas os usem. Nesse sentido será necessário criar zonas de passagem directa, e assim poderão entrar menos carros ,poderemos viver sem tanta poluiçao.As empresas poderiam apoiar este tipo de iniciativas ,inclusivé o proprio Estado. È urgente uma política de habitaçao ,em nenhum país da Europa ,dos que conheço, é tão degradante o problema dos sem abrigo como em Lisboa!Há muitas casas devolutas os proprietários devem ser ouvidos e deve-se articular os interesses em causa com as prioridades de alojamento da cidade.Devem ser confrontados com a manutenção das casas e com as necessidades de as manter ocupadas . A cãmara deverá criar um sistemas de trabalho no sentido de que as pessoas que vivem na rua vivam a sua casa e percebm que não se trata de uma dádiva mas deuma responsabilidade.POR hoje é tudo !BEM haja a sua coragem em candidatar-se por Lisboa!