terça-feira, 29 de maio de 2007

Helena Roseta propõe debate sobre nova estratégia comercial para Lisboa

Realizou-se hoje um almoço entre Helena Roseta, Cristina Albuquerque e Pedro Milharadas, candidatos da lista Cidadãos por Lisboa e dirigentes da União de Associações do Comércio e Serviços, para debater os problemas da cidade, bem como as relações entre a Câmara Municipal e a actividade do comércio. O diálogo entre os participantes permitiu reforçar a ideia de que o comércio na cidade é uma peça chave para inverter o declínio de Lisboa. Foram debatidos temas como os horários, a insegurança, a concorrência entre o comércio formal e informal, os efeitos perversos de grandes obras no comércio quotidiano e as responsabilidades do executivo municipal, para além de problemas específicos de várias zonas da cidade. Helena Roseta recordou que as cidades nasceram do comércio e que é preciso definir, com a participação dos comerciantes, uma estratégia para o comércio em Lisboa, tendo também em conta os interesses dos consumidores e da cidade. Vários dirigentes manifestaram a sua perplexidade por a CML ainda não ter conseguido pôr em prática um “Regulamento de cargas e descargas” já aprovado e que tem o apoio da UACS. No final, a candidata, que insistiu no carácter de emergência do próximo mandato municipal, propôs à UACS a realização, antes das eleições, de um debate aberto, com todas as candidaturas, subordinado ao tema “Uma estratégia comercial para tirar Lisboa do declínio”.

53 comentários:

Anónimo disse...

Os senhores comerciantes são uma peça fundamental na revitalização da cidade. Têm de reinventar o comercio, têm de ser atractivos, têm de serem competitivos,têm que ser ousados nos seus investimentos, têm de encontrar formas associtivas de gestão do comercio de rua.
Têm de encontrar o seu espaço na cidade viva.
Em suma têm de ser comerciantes e terem um poder autarquico que o possam incentivar.

Graza disse...

A Caixa do hiper-mercado pegou num abaixo-assinado e contrafeita perguntou se assinava para que estivessem abertos aos Domingos todo o dia. Quem fazia aquela pergunta era a Associação das grandes superficies. O cliente à minha frente, cheio de dúvidas lá rabiscou um nome e colocou um número de B.I.. Hoje, uma Rádio, noticía que uma empresa de sondagens fez para ela e para um Jornal, provavelmente do mesmo grupo, uma sondagem que indicava uma opinião favorável à abertura.

O que valem rabiscos feitos daquela forma e sondagens destas?

Como conseguirão sobrevier as cidades sem comércio?!...

Porque hão de ter que sucumbir a meia dúzia de portentados económicos?

Quem lhes diz que uma fatia do negócio tem que ser direccionada para alimentar a vida nas cidades?

Como pode uma cidade sem comércio alimentar actividades que trazem outras, e a que ponto poderão chegar pela falta do movimento que as fez nascer?

Não tenhamos dúvida, é uma peça chave para inverter o declinio, o que me parece é começar ser tarde.

Anónimo disse...

AINDA NÂO È TARDE MAS O TEMPO URGE!

Anónimo disse...

Boa iniciativa!

A CML não pode continuar a ser um travão ao desenvolvimento dos agentes económicos mas antes um facilitador.

Menos burocracia no licenciamento mas mais rigor na fiscalização. Não para “dificultar”, mas para fazer cumprir a Lei.

Anónimo disse...

Acho q com uma presidente da Camara como a Helena Roseta, os problemas vao ser resolvidos. Nao tenho duvidas nenhumas quanto a isso. Vejo q tem uma forte energia para lutar contra todos estes problemas, e no final tenho a certeza q vai vencer :) Continua Helena, já te estou a ver a frente da camara :)

Anónimo disse...

Não tem a ver com o post, mas sim com a candidatura. Hoje, no noticiário da 1H da SIC Notícias, António Costa abriu com cerca de 8 minutos e as notícias sobre os candidatos Fernando Negrão, Sá Fernandes e Ruben de Carvalho, no total, não chegou aos 8 minutos. Dos restantes candidatos nem falaram.
Entendo que esta situação deve ser denunciada, denúncia que ganha mais significado numa campanha com custos custos controlados e onde o período legalmente disponível para a Campanha é curto, ficando sobretudo prejudicados os candidatos independentes.

Anónimo disse...

és anonimo? pq é que tu não te identificas? Claro que as candidaturas ganhadoras vão ter mais tempo...sabes, eles não perdem tempo com falhados ligados a uma utopia descabida, sem nexo, como é o caso desta candidatura meio desvairada e desnorteada, tendo como seguidores um bando de amadores em busca do tacho perdido...em vez de "salteadores da arca perdida" seria "os amadores em busca do tacho perdido", starring MRS. ROSETA(EX-EVERYTHING).
Helena Roseta, experimente viajar para a Lua, talvez tenha mais sorte...

Graza disse...

Ao Anónimo da 2:50.
Está denunciado. E é preciso fazê-lo fora da caixa dos comentários.

Anónimo disse...

quando divulgam a lista completa com as biografias?

Anónimo disse...

O sr. Passos é ordinário. Ao nível do Mário Lino. Vê-se bem quem tenta servir. Tão democratas que eles são, os Costas e os Sousas.
É um desplante vir aqui defender a manipulação televisiva, achando-a muito natural.
Senhor Passos, não sei se é lisboeta. Se o for pergunte às pessoas na rua como vai a candidatura da Helena Roseta. Elas dirão claramente que estamos fartos de pessoas ordinárias como você na política. Gente que sem ir a votos já se considera dono deles.
Tenha um pouco de vergonha e tento na língua e lembre-se que o PS não é só a corja que serve o Sócrates e o Costa.
Quando um ainda andava na JSD e o outro ainda ensaiava o seu carreirismo de político profissional, já muita gente séria deste país estava a construir um partido que tem dado muito à nossa democracia.
Infelizmente este partido deixou-se infestar de pessoas como você.
Tenha vergonha antes de abrir a boca para insultar gente séria.

Catarina Mascarenhas

Anónimo disse...

Como é possível que alguém defenda a diferença de tratamento entre candidatos!!!
Mas que raio de "democratas" se expressam assim! !!!!! :(
Será que ainda estamos num Estado Democrata ou já viramos o bico ao prego e estamos a voltar ao tempo do Marcelismo. Em que se defendia a desigualdade de acordo com as possibilidades de se estar dentro ou fora do sistema!
Fico abismada… Tantos anos a incutir aos Portugueses a palavra Democrata, Democracia e Igualdade de Oportunidades, a escreverem e a reescreverem sobre igualdade, inclusão e obrigarem os alunos a estudarem estes termos e principalmente a incutir-lhes que são termos que se devem preservar a todo o custo. E depois lêem-se coisas destas!!! Tenha vergonha Sr. Passos !!! Pensar, é um acto que se deve fazer antes de se expressar! Espero que não tenha pensado! Porque se pensou, então é mais grave!!!!
Defende ideais que me parecem muito conflituosos com a sociedade civilizada e europeia que todos pretendemos construir!

Anónimo disse...

É claro que "Fernando Passos" é um "alias" de um qualquer rapazola desbocado a quem não vale a pena dar importância.

Anónimo disse...

Parabéns pelo novo espaço no blog que colocaram - a divulgação da agenda dos próximos dias.

Anónimo disse...

É claro Ò Passos,então,não!A opinião Pública é formad pela comunicação social,porque é preciso ter os jornalistas na mão.O seu subsistema de saúde é intocável. A Caixa de previd~encia e Abono de fam´ilia dos jornalistas é dirigida por uma comissao administrativa cuja a Presidente é nada mais nada menos do que a mãe de António Costa,Maria ANTÒNIA Palla,sem Costa ,mas mãe,o director adjunto de informação da SIc é RICARDO COSTA,seu irmão.O ministro JOSÈ António VIEIRA da SILVA declarou em MAIO que esta caixa manteria o mesmo estatuto,o que inclui regalias e compensaçoes muito acima,das vigentes para a Funçao pública ,ADSE e o SNS ou outro qualquer subsistema de saúde.Os ctt pagaram 19oooeuros por uma palestra de 45 m a Scolari no dia 14 de Julho de 2oo5,no P. Atlantico´. A decoraçao do gabinete do presidente do conselho de administraçao dos ctt,Carlos HORTA E COSTA.´Vasco Franco com a quarta classe foi aposentado com 3o35 euros,o ministro da justiça nomeia para o seu gabinete ,nada mais ,nada menos que a sua filha ,SUSANA ISABEL COSTA DUTRA.CALE_SE! Que HÀ muito para contar e eu aqui vou escrevendo.SAbe como se costuma dizer,num portugues que nao é do meu género VÀ dar banho Ao CAO,examine a sua consciencia se é que a tem e na cabeça
nao tem um saco de batatas. Eu voto em Roseta porque tenho dignidade!

Anónimo disse...

E o Pedro Corneta? Não faz parte da lista da Roseta?

Anónimo disse...

Nossa Senhora do Rosário, que teor o destas reacções inflamadas ao comentário do FP. Então não é óbvio que sempre houve desproporcionalidade no tempo de antena, nomeadamente nas pré-campanhas? E não se justificará face à qualidade das mesmas e à sua expectável representatividade? Defenderiam o mesmo rigor em relação às candidaturas do Pedroso, dos Pereiras e do Coelho? A reacção inflamada nestes casos parece ser má resposta. Teriam mais sucesso se reagissem construtivamente em vez de ofensivamente. Bom trabalho aos apoiantes mas...defender a cidade não é atacar os outros. E essa conversa de serem mais Lisboetas que os outros!!!
A conversa anti-partidos é profundamente hipócrita quando vem de pessoas que se afirmaram, em grande parte, à sua conta (desculpem o ataque...).
Deus vos ajude.
O Agnóstico crente nas pessoas (sérias, com rigor, cidadãs,).

Graza disse...

Entrar no debate com estes "Passos" é gastar energias fundamentais. É preciso distinguir o provocador do opositor. Pelo nivel do comentário pode perceber-se o que é oposição e provocação.

Anónimo disse...

^NÂO GASTO MAIS TEMPO COM o PASSOS e seus acólitos disfarçados de tempos de antena e proporcionalidades !AO QUE ISTO CHEGOU! EM AMBIGUIDADES EU NAO ALINHO!
NÂO ME ARMO EM CONSTRUTIVISTA!NÂO SOU NEUTRO!JUNTO A SENHORA DO ROSÀRIO O LOUVOR QUE FREITAS DO AMARAL PRESTOU AO MOTORISTA EM NOME DA SEGURANÇA E QUALIDADE DE SERVIÇOS PRESTADOS À FAMILIA!QUAL MINISTRO QUAL ESTADO NOVO!EM SETEMBRO DE 2oo2foi publicado na segunda série do Diário da Repúblca a Aposentaçao de Sua Exa o sr.juíz Desembargador dr. JOSÈ MANUEL de O.LOBO,a quem foi atribuido o número de pensionista438.881.EM abril na sequ~encia de uma junta médica que por força de uma doença psiquiatrica o incapacitou para prestar seviço ao Estado ,passando a auferir a módica quantia de de 5.32o.oo,Santana lopes tratou-lhe da Saúde ao nomeá-lo como Director Nacional Da policia de Segurança Publica!EU não me inflamo,mas tudo isto entra pelos olhos dentro!e não gosto de ver o Dinheiro do Estado nas coisas que atrás apontei a que esta mensagem dá seguimento!E nÂO PACTUO COM OPortunismos assim,venham eles de onde vierem! EU VOU LISTANDO SEMPRE qUE FOR PRECISO !ESTA È TAMBÈM UMA CAMPANHA DE HIGIENE POLITICA ;A CAMPANHA POR LISBOA!

Anónimo disse...

Isto por estes lados anda muito nervoso com os "comments" do pessoal que não gosta de Helena Roseta. O mais divertido é que atribuem esses posts à candidatura do PS. Sinceramente eu acho que a candidatura do PS tem mais com que se preocupar do que com estes pobres coitados e pobres coitadas deste "movimento de utopia". Estes gajos da Roseta não valem o esforço.

Anónimo disse...

Oh marcos, não serás o passos?
Tem vergonha na cara e sê bem educado.
O tom abjecto de provocação que para aqui trazem está mesmo ao nível do Lino.
Estou de acordo que não desgastemos energias, mas estes senhores têm de ir levando umas respostas.
Ao menos sugerindo que sejam bem educados, pois o povo português é composto por gente com princípios.
Ao menos lavem a boca quando tentam falar de pessoas sérias e elevem um pouco o discurso.
Se esta candidatura não vos incomoda, tentem ao menos não demonstrarem tão claramente o baixo nível. Não fica bem, nem mesmo a quem está a deixar o país na miséria.

Anónimo disse...

Santa Maria, que conversa mais abarracada. Isto é tudo menos cidadania. Tenho pena que a Arqª Helena Roseta esteja a ser seguida por pessoas com este discurso tão pobre. Não é dela que não gosto (antes pelo contrário) é deste circo de idiotas com discurso animalesco, ofensivo, futubelistico. Podem ter a certeza que estão a prestar um mau serviço à candidatura. Não perceberam ainda que há razões na pré campanha para que a comunicação não possa ser igualitária? E que isso não tem a ver com Democracia. Esta campanha é uma desilusão. É a continuação da desilusão que se seguiu aos resultados do Alegre. Que tristeza.

Anónimo disse...

Não seja provocador.
Claro que quem apoia um governo tão desastroso, só pode ter esta ideia de democracia.
Discriminação no tratamento. Exercício de favores.
Televisão para os amigos.
Propaganda a rodos e e muita má criação.
O povo de Lisboa saberá dar a devida resposta.
Força Helena! Já era de esperar que gente desta aparecese.

Anónimo disse...

Boa sorte, força Helena, para a frente e para cima, burros não faltam!

Anónimo disse...

Vamos a ver uma coisa, se aparece alguém a criticar e a censurar a Helena Roseta, é logo apodado de malcriado, ofensivo, ordinário, etc?
Por outro lado, quem disser bem da candidata é o maior?
Que raio de apoiantes são estes? Não gostam de ouvir as verdades? paciência. A verdade é que esta candidata é fraca,os apoios não prestam, as ideias não abundam e o discurso não pega. Tragam o Carmona de volta, eu não quero os "rosetas" na câmara.

Anónimo disse...

Boa Laura, estes apoiantes da Roseta (não todos, mas alguns), são uns convencidos de 1ª e uns verdadeiros ditadores, mal educados e não respeitadores de opiniões contrárias. Uma miséria. Mas.... Carmona? Nossa Senhora de Fátima, Santa Maria Mãe de Deus, rogai por eles, pe(s)cadores!

Anónimo disse...

Lindo, já estou a ver que os ressabiados todos a sairem da toca, estava a ver q já nao vinham para aqui falar :) É o medo, meus amigos, estao a ver, q o poder lhes esta a fugir por entre os dedos. Serve de tudo, para mandar abaixo a candidatura de Helena Roseta, dizem q nao tem ideias, nem apoios, bando de amadores em busca do tacho, q tem 7 netos e pinta paredes... só rir :) Por mim, podem falar a vontade, já nem lhes ligo nenhuma, gente dessa encontro todos os dias ao pontapé :) Vamos em Frente Helena.

Anónimo disse...

Voltando ao tema do post....
Agosto de 2005, um Domingo ao final da manhã. O local é a Baixa lisboeta. A percorrê-la estão seguramente milhares de turistas. Não me recordo porquê mas tive de me deslocar à zona e entretanto apeteceu-me beber um café. Onde ? Após muito procurar tive de me resignar aos cafés no último piso do C.C.do Chiado. De resto estava tudo fechado. A estratégia comercial pode começar pelo alargamento do horário de funcionamento das lojas.

Anónimo disse...

Agora nem se fala em ser malcriado,nem ofensivo? Agora quer-se mudar de assunto? Ponham-se a cantar de galo antes do tempo e depois vão ver o que vos acontece.Os ressabiados são vossas excelências que não estão bem em lado nenhum e em partido nenhum.

Anónimo disse...

Carlos leite tem toda a razao. Este comercio de rua tem de inovar. Ou nadam ou morrem afogados. Seguir os bons exemplos. Paris em Lisboa, Luvaria Ulisses, A brasileia, Nicola etc. Apostar na tradiçao e no charme da Lisboa de antigamente, teem de ser diferentes, originais.

Anónimo disse...

Esta candidatura é que tem de inovar e deu para perceber que não vai a lado nenhum.Puro amadorismo, agora vitimizado.

Anónimo disse...

Força Roseta. E pela positiva! Não podemos alimentar a história das sondagens forjadas que dizem ser Costa a vencer as eleições, mas porém sem maioria absoluta.
Cuidado, muito cuidado mesmo, com estas sondagens encomendadas que começam a aparecer, a dizerem, por agora, que Roseta “Rouba votos ao CDS ao PCP e ao BE”, tentando colocar estes partidos, na praça pública, contra a candidatura de Roseta, procurando baralhar o eleitorado e tendo como objectivo especial fazer crer que Costa tem garantido o voto dos habituais votantes no PS, quando sabem que tal não é a situação.
Esta prática faz lembrar as sondagens que o grupo de Sócrates encomendou nas presidenciais para colocarem Soares à frente de Alegre. É não só uma vergonha, mas principalmente a prática de uma baixa política por parte de quem se está a sentir ultrapassado pelos acontecimentos (O ACTUAL APARELHO MAFIOSO QUE TOMOU CONTA DA DIRECÇÃO DO PARTIDO SOCIALISTA), e estão em pânico, sem saber o que fazer neste momento, na perspectiva da derrota que sabem ir ter.
A resposta é só uma: Helena Roseta é de todos os candidatos o mais bem colocado para vencer as eleições e ganhar a presidência da Câmara, só não vê isso quem não quer e especialmente aqueles a quem não convém. Cá estaremos às 20 horas do dia das eleições para confirmar que tenho razão e o/a novo/a Presidente da Câmara de Lisboa vai chamar-se Helena Roseta.
A Vitória de Helena Roseta está mais que garantida, quase sem necessidade de fazer esclarecimento junto dos eleitores, que não são parvos nenhuns e sabem “distinguir o trigo do joio”. Apesar disso é necessário, e não deve deixar de ser feita a denúncia da propaganda encapotada, sobre a forma de sondagens viciadas, a que já estamos a assistir.
Eles já sabem, neste momento, que Costa não tem hipóteses de ficar em primeiro lugar nas eleições. Porém tudo irão fazer, não para ganhar mas sim para desprestigiar Roseta. E após a derrota de Costa culpabilizar então Roseta (eles sabem muito bem trabalhar os números como lhes for conveniente).
São as Presidenciais tiradas a papel químico. Onde o Aparelho do Partido Socialista liderado por Sócrates nada fez para Soares ganhar, mas tudo para que o vencedor fosse Cavaco Silva. O Inimigo número um chamava-se Manuel Alegre. (Isso sabem muitos portugueses que pensam com a sua cabeça e Roseta em particular muito bem).
Hoje nas autárquicas o mesmo Aparelho do Partido Socialista liderado por Sócrates sabe que nada pode fazer para Costa ganhar e tudo está a fazer para que o vencedor se chame Negrão ou Carmona. O Inimigo número um chama-se agora Helena Roseta.
António José Martins

Anónimo disse...

Desesperados! A Roseta não ganha Lisboa nem com molho de tomate. Desistam pobres coitados!Com aquela cara, ela não vai a lado nenhum. Ainda se fosse uma gaja boa,e coiso e tal, mas nem assim.
Mas tem piada ver este martins qualquer coisa postar uma enormidade destas.Na noite das eleições vocês vão é ganhar juizinho na cuca.

Anónimo disse...

vamos mudar de assunto porque o sócrates já está a dormir! QUE TAL propormos á HELENA ROSETAUMAS REUNIOES do tipo alcoolicos anónimos para umas sessoes de cidadania com preceitos e juntar de maos para ver se estes saloios aprendem o que é conviver com os e as outras de forma lisboeta,e já nao vamos mais longe!POR LISBOA!

Anónimo disse...

Mudar de assunto? quem é que abriu este projecto de blog (muito mal feito), sem design de jeito, nada apelativo e feio?
Este blog fraco representa a candidatura de Roseta, fraca e sem motivação.

Anónimo disse...

Lembro-me de alguem chamado graza no primeiro Post deste blog fazer este comentario:

"..."E eu bem sei o que estou a dizer"... = "Vocês sabem do qu'é qu'eu estou a falaaaaar".
Onde é que já ouvi isto? Já cá faltava a insinuação torpe e a chantagem cobarde. Mas há que estar preparado, eles e elas vão atacar de formas mais insidiosas.
O medo e a inveja fazem disto."

Dito e feito... Quanto mais se sentem ameaçados com a candidatura de Helena Roseta, mais reles ficam . Só prova q estamos no caminho certo :)

Anónimo disse...

Pedro de Azevedo Peres.
Não percebo o comentário das 2:37. Pode desenvoler?

Anónimo disse...

O que eu gostava era de ouvir o comentário da Helena Roseta à notícia de que chegou ao fim mais um processo contra o sistema de admissão da Ordem dos Arquitectos.

E imaginem: Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu porque a OA não estava a aplicar a "Directiva Arquitectos", desrespeitando o Tratado de Roma, não fazendo o reconhecimento automático dos títulos emitidos pelos outros estados-membros e impedindo a livre circulação de arquitectos pelo espaço europeu. Os nossos para fora e os de fora para cá.

A Arq. Helena Roseta devia ter vergonha na cara, reconhecer que estava errada, assumir o que disse e demitir-se da OA.

Quando a OA tiver de começar a devolver os milhões que recebeu ilegalmente ao longo destes últimos 6 anos, acrescentados dos milhões de indemnizações aos licenciados e às faculdades, como é que é?

Quer salvar a CML do descalabro financeiro e a OA está a caminho da falência?!?

Para além das respostas às muitas questões de Lisboa, gostava de ver resposta a esta questão também.

Já alguém disse aqui algures que gostava muito de coerência nos políticos. Eu também.

Anónimo disse...

Aqui não há vítimas,só pessoas sò pessoas que respondem no registo ofensivo que muitos propõem. É pena que assim seja,temos de distinguir o opositor do provocador,como já alguém disse.HELENA ROSETA ESTARÀ nA CÂMARA SERÀ VEREADORA ou PRESIDENTE,oU NA ASSEMBLEIA! RESOLVERÀ PROBLEMAS BATER-se-À por eles!FÀ_LO-À por QUEM SE ENCONTROU NAS SUAS IDEIAS,QUE DISPENSO AQUI DE COMENTAR! QUANTO AOS ARQUITECTOS DiRIGIAM-SE ÀS universidades ONDE ESTUDARAM ;ESCREVAM AO MINISTRO FAÇAM PETIÇOES;DIRIJAM -_SE À EUROPA;RECLAMEM ONDE PASSAM RECIBOS VERDES CRIEM UM PARTIDO OU SINDICATO.Há MUITO QUE OUTRAS PROFISSOES DITAS INTOCÀVEIS O FIZERAM--OS MÈDICOS ,os JUIZES ...AQUI DISCUTA_SE as IDEIAS DE ROSETA!MAIS NADA !

Anónimo disse...

Ana LIMA,não venha cá!NÂO seja masoquista!OU È? APRESENTE IDEIAS PARA O TORNAR MAIS APELATIVO! È CAPAZ?EXPERIMENTE,SEJA OUSADA MULHER!AVANCE!NÂO SEJA DEPRIMENTE!

Anónimo disse...

É evidente que o post das 2:37 de 31 de Maio não é meu.

Anónimo disse...

ENTÂO DE QUEM È ? DA VIRGEM MARIA?
LAVE A CARA E PASSE AZEITE NO CABELO COMO O AZEITEIRO DE SANTANA LOPES! DIGA PRETO NO BRANCO AS SUAS IDEIAS,VOCÊ TEM IDEIAS OU NÂO? A NOSSA CANDIDATA È HELENA ROSETA E O SEU QUEM?! OQUE PROPÔE!
ARGUMENTE!

Anónimo disse...

É muito desilegante gritar.
Tenha calma sr. rosetista.

Anónimo disse...

NADA DE NOVO !O GATO COMEU A SUA LINGUA!OU METEU O RABO ENTRE AS PERNAS!AH,AH:AH....

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12.58:

"AQUI DISCUTA_SE as IDEIAS DE ROSETA!MAIS NADA !"

Pois é precisamente isso que estou a fazer. Uma das brilhantes ideias de Roseta foi colocar em vigor um sistema de admissão que todos diziam ser ilegal.

Foi demonstrado por a+b, através de pareceres jurídicos, uma recomendação do Provedor de Justiça, um parecer do Conselho Superior de Obras Públicas e Transportes, um parecer do Ministério da Ciência e do Ensino Superior, diversos pareceres dos também diversos Procuradores da República que apreciaram os processos em Tribunal (todos eles dando razão aos queixosos e dizendo aos juízes que existia matéria para julgamento) e ainda por diversos textos de eminentes constitucionalistas, como o Prof. Vital Moreira.

Foram entregues petições na Assembleia da República, a qual também deu razão aos licenciados através da Comissão de Trabalho e Segurança Social.

Foram realizadas manifestações.

E, por fim, deram entrada nos tribunais portugueses e no Tribunal Europeu dezenas de processos contra a Ordem dos Arquitectos.

O primeiro a chegar ao fim foi o processo da Universidade Fernando Pessoa, do Porto, com o Supremo a dar razão. Só esta universidade pede 10.000.000€ de indemnização. Dez milhões de euros!!!

Há 25 escolas de arquitectura no país. Todas foram submetidas a este sistema e pagaram reconhecimentos e acreditações de cursos ilegais. Nestes últimos 6 anos entraram para a OA cerca de 4.000 licenciados. Todos eles pagaram para realizar provas de admissão e estágios ilegais.

Sejamos modestos e façamos contas por baixo: se cada escola e cada licenciado pedir o dinheiro que deu à OA de volta e lhe juntar uns pózinhos a título de indemnização moral e material, estamos a falar de qualquer coisa que pode andar entre os 25 e os 50 milhões de euros.

Quem é que vai pagar isto? A Roseta?

Bora lá discutir ideias!!!

Anónimo disse...

Toda a gente já percebeu de onde vêm os ataques provocadores e de má educação a esta candidatura.
É muito bom sinal.
Estão muito incomodados.
Chegar ao ponto de argumentar de "cara de gaja boa", revela o tom ministerial de deserto.
Cada vez estou mais convicto que este nervosismo é sinal de que a Helena Roseta poderá ganhar.

A Helena sabe que estas provocações grosseiras só nos dão ânimo.
Os lisboetas estão desejosos de exercer o seu direito de cidadania.
Irão fazê-lo com convicção.
Não se deixarão influenciar pela máquina brutal da propaganda.
Somos um povo politizado e sabemos optar conscientemente.
Vão aparecendo e não tenham medo. Será apenas uma eleição.
Estão muito nervosos.
Insultam.
Dizem horrendas metáforas. Todos sabemos quem eles são.
A seriedade vencerá.
Por isso a Helena Roseta terá o voto dos lisboetas.

Anónimo disse...

CARO SR/a
Eu não sou arquitecto,mas se o fosse não me calaria.Faria tudo e por todos os meios para que fosse reparada a injustiça,garanto-lhe.
Se osr/a o fez ,desculpe,mas não o/a tenho que louvar,fê-lo porque é cidadâo/ã ,não pactua com a imoralidade a que chegamos e na qual estamos imersos. Mas qual é a ideia que quer discutir que tenha a ver com a candidatura de Helena Roseta ?Como bastonária não os ouviu?Como ganhou a ordem ? Com quem ?Com que cumplicidades políticas se as houve?Sinceramente, sâo questões que me ocorrem,e penso que poderá expô-las directamente À Sede da candidata ou á opinião pública? O QUE pensa fazer? Não sendo da mesma classe profissional,e descontando a provocaçâo que traz subjacente o seu post explique aqui por que motivos tudo isto se passou e qual a coniv~encia dos partidos com tal situação! Quantos arquitectos estÂo inscritos,com quantos ganhou a Ordem ? COMO TUDO ISTO SE ARTICULA COM A CAMPANHA,onde quer chegar? cordialmente.

Anónimo disse...

ABAIXO HELENA ROSETA E A SUA COMITIVA DE MAUS PERDEDORES, RESSABIADOS E FALHADOS!

Anónimo disse...

Este comentário demonstra o baixo nível dos apoiantes do Costa.

Viva Helena Roseta!
Vai ganhar.

Anónimo disse...

baixo nível têm os apoiantes da utopia da roseta...nem fazer sites nem blogs, que se vejam, sabem fazer.

Anónimo disse...

NÂO o PUNHA NUMA CASA DE CORRECÇAO QUE AS HÀ! MAS EDUCAVA_o NO MAIS ESTRITO RESPEITO PELO OUTRO SEM CEDÊNCIAS JÀ QUE OS SEUS PAIS POR SI NAO FIZERAM NADA! QUE PAÌS ESTE!

Anónimo disse...

"Mas qual é a ideia que quer discutir que tenha a ver com a candidatura de Helena Roseta ?"

A ideia é simples: que argumentos os apoiantes da candidatura de Helena Roseta (e a própria) utilizarão para angariar o meu voto, quando tudo o que se está a passar na Ordem dos Arquitectos a respeito da admissão teve nela a origem?

Que vão dizer para que eu acredite que é ela quem vai salvar a CML da bancarrota quando a própria OA está à beira da falência após 6 anos da sua gestão?

Como explicam que ela é séria, competente e que fará cumprir a lei quando não quis ouvir todos os argumentos que lhe colocaram à frente do nariz ao longo de todo este processo?

Como é que alguém me vai fazer acreditar que Helena Roseta é honesta e que cumpre o que promete quando colocou e manteve em vigor um sistema de admissão inconstitucional e quando disse por 2 vezes em 2 congressos que seria a primeira a demitir-se se ficasse provado que os queixosos tinham razão?

Quando alguém me explicar tudo isto e fizer perceber que Helena Roseta é diferente dos demais políticos que tanto gostam de criticar, pode ser que a apoie.

Quando alguém conseguir argumentar de forma decente alguma justificação para todos os actos ilegais e inconstitucionais que promoveu, pode ser que vote nela.

Anónimo disse...

Amigo arquitecto, cada coisa a seu tempo.
Desavenças familiares resolvem-se em casa.
Faz parte da convivência humana,
Ninguém tem dúvidas que a Helena Roseta é uma pessoa muito séria e justa.
Isso é que interessa neste momento em que se está a eleger a nossa câmara.
Vote em quem achar que merece, mas vote porque é um acto de liberdade.

Esta candidatura está muito bem, cada vez com mais apoio.
Força Helena!

Anónimo disse...

Lembro-o/a que não sou arquitecto,apenas fiz algumas perguntas e não obtive resposta.Está no seu direito de reclamar. Há algum/a arquitecto/a que queira responder? Com lisura e sem disfarçada emotividade neste assunto. Governar a cidade não é dirigir uma classe profissional, mas explique-se aqui ou em sede própria .já ouviu os partidos? ou o outro candidato?O que lhe disseram? PARTILHE CONNOSCO !cordialmente